Espécie com ampla ocorrência em toda a América do Sul e Central. No Brasil, é encontrada principalmente em cerrado, sendo mais comum na Região Sul do país. Também chamada de erva-das-pombas.
Sub-arbusto escandente, como a primavera (buganvílea). Seus ramos longos e flexíveis tem folhas pequenas, lisas, alternadas, de tom verde-escuro. A floração é em cachos, de cor rosa-arroxeada.
Floresce no outono-inverno.
Por sementes ou estacas.
Saíras, tiês, gaturamos e sanhaços, entre outros.
, , , ,
Espécie com ampla ocorrência no território brasileiro, sendo encontrada em todos os domínios fitogeográficos e em várias unidades de conservação. A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo aqui nos Estados das regiões Norte (Amazonas, Acre), Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Bahia), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo) e Sul (Paraná, Santa Catarina) (Marchioretto et al., 2012). É amplamente distribuída nos Neotrópicos, com registros na Colômbia (Agudelo-H, 2008) e Argentina (Missiones) (Tressens et al., 2008). Se encontra em diversas regiões geográficas, sendo encontrada desde o nível do mar até cerca de 2.500 m de altitude (Colômbia) (Agudelo-H, 2008).